O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinalou esta quinta-feira os 400 dias de guerra na Ucrânia e agradeceu à população do país pela luta coletiva.
Na habitual declaração ao país, o chefe de Estado ucraniano transmitiu uma palavra de solidariedade a todos aqueles que ajudam o país desde que foi invadido pela Rússia, em fevereiro de 2022.
"Este é um caminho tremendamente longo que percorremos. Todos juntos – cada pessoa que lutou e que está a lutar pela Ucrânia. Que cuidou e ainda cuida do país e dos ucranianos."
Zelensky agradeceu também ao Parlamento austríaco pelo apoio. O agradecimento surgiu no mesmo dia em que o Presidente ucraniano se dirigiu a este Parlamento, via videoconferência.
Antes do seu discurso, os deputados pró-Rússia e do Partido da Liberdade, de extrema-direita, saíram da câmara, deixando cartazes nas suas mesas com frases como "espaço para neutralidade" e "espaço para a paz".
A Ucrânia adiantou na quinta-feira que as forças russas obtiveram algumas conquistas dentro da cidade de Bakhmut, mas a um preço alto de vidas perdidas.
Bakhmut tem sido o local da batalha mais sangrento na Europa desde a II Guerra Mundial, com as forças russas a procurar a sua primeira vitória desde meados de 2022.
A Ucrânia está a defender a cidade há quase cinco meses, mas diz que planeia uma contraofensiva em breve.