Guerra Rússia-Ucrânia

Ator da saga "Star Wars" dá voz às sirenes de alerta na Ucrânia

A voz calma que surge para tranquilizar é marcada pela gravidade de um cavaleiro Jedi e incentiva os ucranianos a procurarem abrigo assim que as sirenes de ataque aéreo começam a tocar.

Ator da saga "Star Wars" dá voz às sirenes de alerta na Ucrânia
Reprodução / Twitter The Washington Times

Mark Hamill, o ator que interpretou Luke Skywalker em "Star Wars", emprestou a voz a uma aplicação que alerta os ucranianos sobre ataques aéreos russos.

“Atenção. Alerta de ataque aéreo. Prossiga para o abrigo mais próximo”, é esta a mensagem que se pode ouvir através da aplicação “Air Alert” sempre que há situações de elevado risco na Ucrânia.

"Não seja imprudente. O excesso de confiança é a sua fraqueza", continua.

No final, a mensagem termina com uma das frases mais marcantes da saga Star Wars: "O alerta acabou. Que a Força esteja contigo".

A aplicação "Air Alert" desenvolvida pelo fabricante ucraniano de sistemas de segurança Ajax Systems, está ligada ao sistema de defesa da Ucrânia. Quando as sirenes de ataque aéreo começam a tocar, esta avisa os ucranianos em relação a mísseis russos, bombas e drones explosivos mortais que podem estar a chegar a qualquer momento.

Em entrevista à "Associated Press", o ator Mark Hamill revelou que admira a resistência da Ucrânia face à invasão russa. Segundo ele, há uma certa relação entre a guerra e o “Star Wars”, motivo pelo qual aceitou o desafio.

"Um conto de fadas sobre o bem contra o mal é o que está a acontecer na Ucrânia", disse Hamill. "O povo ucraniano a unir-se à causa e a responder tão heroicamente. É impossível não ficar inspirado com a forma como resistiram a esta tempestade", acrescenta.

Segundo a AP News, o ator, que já manifestou publicamente a sua solidariedade por Kiev, está a recolher fundos que revertem para as forças ucranianas comprarem drones.

Durante o primeiro ano de guerra, os alarmes soaram mais de 19 mil vezes em todo país. Dos melhores aos piores dias, uns são falso alarme e outros são reais e rapidamente se tornam fatais.

A aplicação conta já com a adesão de 14 milhões de pessoas e há esperanças de que a voz de Mark Hamill aumente ainda mais estes números.