A Ucrânia garante ter feito avanços territoriais em Bakhmut, no leste do país. Segundo Kiev, estão em curso operações militares contra as forças russas.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, está otimista com os avanços em Bakhmut. O responsável agradece a todos os soldados que lutam na cidade.
"Primeiro, estou agradecido a cada um dos nossos soldados, a todos os nossos defensores que, durante o dia de hoje, nos deram notícias pelas quais esperávamos. Bom trabalho, soldados na zona de Bakhmut! Vamos como a Rússia reage de forma histérica a cada passo que damos e a cada posição que tomamos. O inimigo sabe que a Ucrânia vai ganhar. Eles veem isso. Sentem-no graças aos vossos ataques, guerreiros, especialmente na região do Donetsk. Obrigado por isso", afirma.
Em Donetsk e Lugansk, os combates intensificaram-se.
As informações são confirmadas por bloggers russos e pelo chefe dos mercenários do Grupo Wagner, que apela à resistência russa.
Em meados de maio, a Rússia reivindicou o controlo da cidade ucraniana de Bakhmut, ao fim de 10 meses meses de combates intensos.
Kiev recupera 106 militares
A Ucrânia anunciou a libertação de 106 militares ucranianos que tinham sido feitos prisioneiros pelos russos quando defendiam a cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia.
"Entre os que regressaram do cativeiro encontram-se alguns que tinham sido dados como desaparecidos", disse o chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andriy Yermak.