A Rússia lança mais um ataque violento a Kryvyi, a cidade natal do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. O ultimo balanço dá conta de 10 mortos e dezenas de feridos.
As primeiras imagens do ataque mostram veículos calcinados e vários edifícios em chamas. O bombardeamento, que teve como alvo a cidade natal do Chefe de Estado da Ucrânia, atingiu varias estruturas civis. Zelensky já condenou o ataque.
O ataque acontece horas depois de um alto comando russo ter sido morto na região de Zaporíjia. Surge também na altura em que a contraofensiva da Ucrânia está a permitir pequenos avanços das tropas de Kiev no sul e leste do país.
Mas o progresso é, para já, tímido e frágil. De acordo com bloggers militares russos, a Ucrânia terá perdido, nas ultimas horas, uma das sete povoações que esta segunda-feira disse ter recuperado.
Moscovo divulgou imagens que, garante, revelarem a captura de blindados alemães e norte-americanos. Kiev já tinha avisado que um contra-ataque poderia demorar meses e não teria efeitos imediatos.
Na região de Kherson, o nível da agua continua a baixar, mas há ainda dezenas de pessoas desaparecidas. Uma semana depois da destruição da barragem de Kakhovka, a Ucrânia volta a acusar a Rússia de destruir outra barragem, desta vez na província de Donetsk. Alega que o objetivo é uma vez mais, atrasar a contraofensiva de Kiev.