Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia diz ter abatido 17 drones russos durante a noite, Rússia destruiu quatro

Os ataques diários russos com drones atingiram na noite de terça-feira localidades no centro do território ucraniano.

Ucrânia diz ter abatido 17 drones russos durante a noite, Rússia destruiu quatro
STATE EMERGENCY SERVICE HANDOUT

As defesas aéreas ucranianas destruíram 17 drones russos do tipo Shahed durante a noite, disse o exército na quarta-feira. A Rússia afirma ter destruído durante a noite quatro drones ucranianos nas regiões de Belgorod, perto da fronteira ucraniana, e de Oriol, também no oeste do país.

No seu relatório diário do início do dia, o Exército ucraniano relata que as forças russas lançaram 24 drones Shahed dos quais 17 foram abatidos. Não foram dadas informações sobre as consequências destes ataques.

Ontem, terça-feira, as defesas ucranianas atingiram e 28 de 31 dispositivos do mesmo género, indicou também o Exército.

A Rússia utiliza estes dispositivos e mísseis fabricados no Irão quase diariamente para atacar cidades ucranianas.

Dois drones russos foram destruídos na região de Dnipropetrovsk (centro-leste), disse o governador Serguiï Lysak, no Telegram, mencionando danos materiais, mas sem vítimas.

O chefe da administração militar da região de Poltava (centro), Dmytro Lounin, explicou esta manhã que a refinaria de petróleo de Kremenchuk foi atingida por mísseis apesar do “bom trabalho” das defesas aéreas.

“A atividade fabril está temporariamente suspensa”, acrescentou, não dando informação sobre vítimas.

NEXTA TV: O momento da explosão em um tanque de combustível em Sochi. De acordo com vários relatos dos media, a explosão ocorreu como resultado de um ataque de drone.

Rússia diz ter abatido quatro drones ucranianos em Oriol e Belgorod

A Rússia afirma ter destruído durante a noite quatro drones ucranianos nas regiões de Belgorod, perto da fronteira ucraniana, e de Oriol, também no oeste do país.

Em três comunicados distintos publicados durante a noite de terça-feira para quarta-feira, o Ministério da Defesa russo anunciou que em três ataques ucranianos foram abatidos quatro drones

Os dois primeiros drones foram intercetados pelas defesas aéreas pelas 21h00 locais (19h00 de Lisboa), um terceiro pelas 22h30 locais e um quarto pelas 23h45.

O Ministério não avançou dados sobre eventuais danos ou vítimas.

"Foi travada uma tentativa do regime de Kiev de levar a cabo um ataque terrorista utilizando uma aeronave não tripulado (...) sobre a região de Oriol", declarou o Ministério, na terça-feira, na plataforma de mensagens Telegram.

Pouco mais de uma hora depois, as autoridades russas comunicaram a neutralização de outro drone sobre a região de Belgorod.

No final de agosto, os serviços secretos britânicos afirmaram que os sistemas de defesa aérea russos estavam a ter dificuldades em detetar e destruir drones ucranianos, sublinhando que "a Rússia está muito provavelmente a repensar a postura defensiva na área entre a Ucrânia e Moscovo para melhor responder a estes ataques".

A mesma fonte afirmou na semana passada que Moscovo já tinha conseguido "recalibrar a postura" dos sistemas de defesa aérea em torno da capital, face aos últimos ataques no contexto da invasão da Ucrânia, desencadeada em fevereiro de 2022.

Com agências AFP e LUSA