Guerra Rússia-Ucrânia

Armas nucleares norte-americanas na Polónia? Vance ficaria “chocado” se Trump ‘alinhasse’

O Presidente polaco manifestou disponibilidade para o país receber armas nucleares norte-americanas com o objetivo de se defenderem de possíveis agressões russas. Trump ainda não se manifestou, mas o seu vice parece descartar já a possibilidade.

Armas nucleares norte-americanas na Polónia? Vance ficaria “chocado” se Trump ‘alinhasse’
Evelyn Hockstein/REUTERS

O vice-presidente dos Estados Unidos assumiu, na quinta-feira, que ficaria chocado se Donald Trump quisesse instalar armas nucleares mais a leste na Europa.

Declarações de J.D. Vance à Fox News, depois do Presidente polaco ter manifestado disponibilidade para o país receber armas nucleares norte-americanas com o objetivo de se defenderem de possíveis agressões russas.

“Não falei com o Presidente [Trump] sobre esse assunto em particular, mas ficaria chocado se ele apoiasse armas nucleares mais para leste na Europa”, disse J.D. Vance.

Em declarações ao Financial Times, o Presidente polaco, Andrzej Duda, revelou que o assunto foi discutido recentemente com o enviado especial da Casa Branca à Ucrânia, Keith Kellog, mas não adiantou mais pormenores.

Andrzej Duda lembrou, por exemplo, a decisão russa de transferir armas nucleares para a Bielorrússia, e sublinhou que deve haver uma “mudança da infraestrutura da NATO para o leste”.