Guerra Rússia-Ucrânia

A Grécia vai enviar caças Mirage para a Ucrânia? "Está a ser pressionada pelos europeus e norte-americanos"

A Grécia está a ser pressionada por países europeus e pelos EUA para vender caças Mirage 2000 à Ucrânia. No explicador da SIC Notícias, o coronel Carlos Mendes Dias refere que, em troca, Atenas procura melhores condições para adquirir os mais avançados caças franceses Rafales. 

Loading...

A Grécia está a ser pressionada por países europeus e pelos norte-americanos para vender os seus caças Mirage 2000 para a Ucrânia. De acordo com o coronel Carlos Mendes Dias, os gregos possuem 35 destes caças.

Em contrapartida, a Grécia quer ter melhores condições para comprar os caças franceses Rafales, que são mais evoluídos. Se se confirmar, os caças Mirage vão dar algum apoio aéreo a Kiev.

Confirmado está já o envio de equipamento de artilharia da Grécia para a Ucrânia. Dos cerca de 140 canhões rebocados autopropulsados que Atenas tem, 60 serão disponibilizados às forças ucranianas. É o chamado M110A2, com alcance de 17 a 25 quilómetros, e bom para o inverno porque tem lagartas, explica Carlos Mendes Dias.

Este é um dos temas em análise, no explicador do Jornal do Dia desta segunda-feira, com o coronel Carlos Mendes Dias.