Para o comentador da SIC, a presença de drones e de outras inovações apenas confirma uma constante histórica: "Em todas as guerras há um elemento de acaso e outro de adaptação". A guerra, diz, é um "camaleão", retomando a célebre metáfora de Clausewitz.
O coronel recorda que as grandes revoluções tecnológicas já moldaram conflitos anteriores. "O drone não é novidade", e lembra que já na Segunda Guerra Mundial existiam aeronaves não tripuladas, como o modelo americano Interstate TDR.
Carlos Mendes Dias explica que, atualmente, os drones assumem múltiplas funções: ataque, reconhecimento, vigilância ou apoio logístico. E, tal como em todas as épocas, cada nova "lança" gera uma "couraça".
No final, o comentador da SIC deixa dois alertas: o perigo de acumular "estoques" de drones rapidamente obsoletos e o risco de perder o controlo civil e ético da tecnologia. "Estamos noutros tempos, de 15 em 15 dias há mudanças", conclui, num aviso sobre a velocidade da guerra moderna.
Estes são temas em análise, no explicador do Jornal do Dia desta quarta-feira, com o coronel Carlos Mendes Dias.

