Guerra Rússia-Ucrânia

Trump diz que Putin quer acabar com guerra na Ucrânia

Trump recebe Zelensky na Casa Branca, esta sexta-feira, depois de ter tido uma conversa telefónica com Putin. O presidente dos EUA promete uma cimeira na Hungria, mas que não deverá juntar Putin e Zelensky.

Loading...

Donald Trump afirmou, esta sexta-feira, que Vladimir Putin quer "acabar com a guerra". A declaração foi feita durante a receção do presidente norte-americano a Volodymyr Zelensky, na Casa Branca. O líder ucraniano responde, contudo, que o presidente da Rússia "não está pronto" para a paz.

Em conferência de imprensa, ao lado de Zelensky, mas ainda antes da reunião entre ambos ter lugar, Trump afirmou que Putin “quer acabar com a guerra”. “Agora, temos de conseguir fazê-lo”, declarou.

“Acho que temos uma oportunidade de acabar com a guerra rapidamente, se houver flexibilidade”, defendeu.

Depois de, esta quinta-feira, ter conversado com o presidente russo ao telefone, Trump afirma que estão a ser feitos "grandes progressos" e que vai encontrar-se com Putin na Hungria. "Porque gostamos do líder, Viktor Orbán, e porque é um país seguro", justificou.

Questionado se a Ucrânia estará presente neste encontro, Trump responde que como Zelensky e Putin são "dois líderes que não gostam um do outro", provavelmente o encontro deverá ser separado. Mas assegura que se manterá em contacto com Zelensky. "Queremos tornar a situação confortável para todos", afirmou.

Já Volodymyr Zelensly, que começou por dar os parabéns a Trump por ter ajudado ao cessar-fogo no Médio Oriente, e expressou a ideia de que, com a ajuda do presidente norte-americano, também na Ucrânia possa haver um cessar-fogo. Contudo, Zelensky alertou que o presidente russo não estará interessado na paz para já.

Esta é a terceira visita de Volodymyr Zelensky à Casa Branca, desde que Donald Trump voltou a assumir a presidência dos Estados Unidos da América.

Após a reunião...

No final do encontro, Donald Trump afirmou que a reunião com Zelensky foi "muito interessante" e "cordial".

Numa publicação feita na sua rede social Truth Social, o presidente norte-americano revelou que, "tal como fez com Putin", pediu a Zelensky para que seja alcançado um acordo de paz.

Trump alega que já foi derramado sangue suficiente e que é hora de parar e termina a publicação dizendo que a guerra na Ucrânia não teria começado se ele fosse presidente na altura.

Já Volodymyr Zelensky refourçou a ideia de que confia em Donald Trump e nos Estados Unidos da América para ajudarem a pôr fim ao conflito.

Loading...