Pelo menos seis pessoas morreram, na madrugada deste domingo, na Ucrânia, após uma nova vaga de ataques com drones e mísseis. Entretanto, o cenário de entendimento entre Moscovo e Washington parece cada vez mais distante, depois do cancelamento do encontro entre Vladimir Putin e Donald Trump.
Na madrugada deste domingo, um ataque russo com drones, na região de Odessa, fez dois mortos e três feridos.
À medida que as temperaturas vão descendo, intensificam-se as tentativas de fragilizar a rede elétrica na Ucrânia.
Depois de mais uma investida com mísseis e drones, em Zaporíjia, cerca de 60 mil pessoas ficaram sem eletricidade durantes horas.
Segundo o governador da região, forma contabilizados mais de 700 ataques em 18 localidades. Três pessoas ficaram feridas.
Depois de a Rússia ter dito que tinha cercado Pokrovsk, a Ucrânia mobilizou forças especiais para para manter o controlo desta cidade estratégica na sequência dos muitos ataques russos.
Pokrovsk fica numa rota importante de abastecimento para o exército ucraniano e tem estado na mira de Moscovo há mais de um ano.
Putin e Trump já não se vão encontrar
Entre ataques de um lado e do outro, o porta-voz do Kremlin diz que não considera necessário um novo encontro entre Putin e Donal Trump para resolver a guerra.
Defende que é preciso trabalhar a questão do acordo.
Enquanto Putin provoca a Europa com ameaças nucleares e drones a entrar no espaço aéreo de vários países, Trump vai retomar os testes com armas nucleares interrompidos há decadas.

