A Rússia continua a reclamar avanços significativos na região de Pokrovsk. Garante ter destruído formações ucranianas que estariam cercadas perto da estação ferroviária. A Ucrânia nega, diz que a Rússia não controla nenhum dos distritos. Esta é uma cidade estratégica para este conflito, como explica o jornalista Luís Ribeiro.
"A conquista ainda não foi efetivada. Pokrovsk tem uma importância logística óbvia para a Ucrânia, sobretudo porque é um centro de passagem de estradas muito importante para o exército ucraniano nesta frente de batalha. Mas é mais do que isso, sobretudo parece-me um local simbólico".
O inverno esta a caminho, na próxima semana estarão temperaturas negativas na Ucrânia, pelo que será muito mais difícil fazer a guerra nessas condições, sobretudo a guerra de drones, portanto, a Rússia quer garantir a captura de Pokrovsk antes que o inverno se instale na Ucrânia em força.
"Isto seria uma vitória simbólica, moral, muito importante para Putin, porque Putin não tem nada para vender neste momento ao seu povo e a insatisfação começa a ser muito clara, sobretudo nos círculos dos bloggers militares".
Estes são alguns dos temas em análise, no explicador do Jornal do Dia desta terça-feira, com o jornalista Luís Ribeiro.

