Equipado com um míssil balístico, o MiG-31 estaria no centro do plano. Os serviços de informação russos alegam que as secretas da Ucrânia e do Reino Unido tentaram subornar um piloto para desviar um caça equipado com o sistema hipersónico Kinzhal.
O plano, que os serviços secretos russos dizem ter travado e cuja autenticidade não pôde ser verificada, foi também notícia na televisão pública controlada pelo Kremlin.
A Rússia, que continua a garantir estar interessada na paz e num eventual reencontro entre Vladimir Putin e Donald Trump, sem qualquer pressa para negociar, tenta capitalizar o impasse e a Ucrânia procura resistir.
Esta terça-feira, Volodymyr Zelensky voltou à cidade de Kherson para assinalar os três anos da reconquista parcial da província. Na capital da região, condecorou militares, visitou um hospital e voltou a apelar à resistência.
É que as tropas russas não dão sinal de tréguas e tentam empurrar a linha da frente. Na província de Kharkiv estavam a apenas seis quilómetros do centro da cidade de Kupiansk.
Já na região oriental do Donbass, podem estar a preparar a próxima vitória. Kiev já admitiu que as forças russas furaram o nevoeiro e entraram em Pokrovsk, a cidade que é porta de entrada na província de Donetsk e pode estar prestes a cair.

