Pelo menos 25 pessoas morreram em vários ataques da Rússia que atingiram a Ucrânia, nas últimas horas. Mais de 100 pessoas ficaram feridas. Os serviços de emergência ucranianos confirmam que só em Ternopil, a 120 quilómetros de Lviv, no Oeste do país, morreram 19 pessoas e há registo de 66 feridos, incluindo 16 crianças.
O comentador da SIC, Luís Ribeiro, analisa os últimos desenvolvimentos da guerra na Ucrânia, as diligências diplomáticas de Volodimir Zelensky pela Europa, bem como os recentes episódios de sabotagem russa na Polónia, Roménia e até na Alemanha.
"A Alemanha já teve vários episódios de sabotagens, desde fábricas de metalurgia a camiões da Rheinmetall, da maior empresa de armamento da Alemanha, tudo isto são ações de sabotagem que têm acontecido e nós continuamos a assobiar para o lado, a achar que não estamos em guerra, mas nós estamos em guerra, nós podemos achar que não, mas a Rússia acha que sim e está na hora de deixarmos de pôr a cabeça na areia e enfrentar este problema de uma vez por todas", realça Luís Ribeiro.
Os drones e mísseis russos atingiram zonas residenciais e provocaram vários incêndios. A defesa aérea ucraniana diz que intercetou mais de 400 drones. O Presidente ucraniano defende que é preciso pressionar ainda mais a Rússia. Volodimir Zelensky pede sanções mais eficazes.
Estes são alguns dos temas em análise no explicador de internacional do Jornal do Dia, esta quarta-feira.

