Guerra Rússia-Ucrânia

Enviado especial norte-americano, Steve Witkoff, reúne-se com Putin em Moscovo

Esta terça-feira, o enviado especial dos EUA reúne-se com Putin, em Moscovo. O encontro acontece após delegações dos dois países terem estado juntas. Zelensky exige que a Ucrânia e a UE participem nas negociações. Ainda assim, a Casa Branca mostra-se otimista sobre um possível acordo de paz enquanto a Rússia continua a ofensiva no terreno.

Enviado especial da Casa Branca Steve Witkoff
Loading...

Num destes carros terá estado Steve Witkoff acabado de aterrar em solo russo. O encontro, marcado para depois das 14:00, hora portuguesa, é apresentado pela Rússia e pelos Estados Unidos como mais uma tentativa de chegar à paz na Ucrânia.

O enviado especial do Kremlin, Kirill Dmitriev, escreveu, na rede social X, que a reunião de Witkoff com Vladimir Putin, em Moscovo, torna esta terça-feira um "dia importante para a paz". É certo que é a sexta visita do enviado norte-americano à Rússia com o mesmo objectivo final. 

“O presidente Putin receberá no Kremlin o principal negociador dos EUA sobre a Ucrânia, Witkoff, que estará de visita. Ele estará acompanhado por Jared Kushner”, disse Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin. 

Witkoff manteve conversações com uma delegação ucraniana nos Estados Unidos da América, no domingo, e, na segunda-feira, participou numa videoconferência com o presidente ucraniano e com o presidente francês.

Emmanuel Macron defende que um plano de paz só pode ser "finalizado" com a Ucrânia e os europeus "sentados à mesa". Volodymyr Zelensky reafirma que a Ucrânia está focada em assegurar fortes garantias de segurança e na manutenção da soberania, bem como do território.

Zelensky também disse que espera falar com Donald Trump, depois do encontro entre Witkoff e Putin. O líder ucraniano está em Dublin, para a primeira visita oficial à Irlanda que acaba de prometer ajuda financeira adicional à Ucrânia.

Da frente de batalha, chega a informação do Estado-Maior russo da captura da fortaleza estratégica de Pokrovsk, no leste da Ucrânia. Mas uma deputada ucraniana garante que essa informação é manifestamente um exagero.

Pokrovsk é um entroncamento rodoviário e ferroviário na região de Donetsk. Antes da guerra, tinha uma população de cerca de 60 mil pessoas. Funcionava como um importante centro logístico para o exército ucraniano. Está situada numa estrada crucial para as tropas abastecerem outros postos avançados sitiados ao longo da linha da frente.