Incêndios em Portugal

Murça: "Encontrámos a viatura carbonizada, o casal morreu lá dentro", revela autarca

O Presidente da Câmara de Murça falou com a SIC Notícias sobre a situação dramática que se vive no concelho. Várias aldeias estão cercadas pelas chamas.

Loading...

Um casal com cerca de 70 anos morreu esta segunda-feira a fugir de carro de um fogo que lavra em Murça, distrito de Vila Real, confirmou à SIC a Câmara Municipal de Murça. O acidente aconteceu na via de acesso à estrada nacional, na aldeia de Penabeice, revelou o autarca Mário Artur Lopes.

"Encontrámos a viatura carbonizada, o casal morreu dentro da viatura", disse, acrescentando que ainda não são conhecidas as circunstâncias do acidente e que a GNR está no local a fazer a peritagem.

Em entrevista à SIC Notícias, o Presidente da Câmara explicou que o concelho vive uma "situação completamente dramática" devido ao incêndio que lavra desde domingo.

"Aquilo que se pode descrever é que mais de metade do concelho continua a sofrer com esta situação dramática. É uma situação imprevisível e difícil de enfrentar. Há insuficiência de meios, mais especificamente, meios aéreos para o combate", explicou.

O autarca disse que em Murça as temperaturas elevadas têm sido "permanentes" e o vento "desconcertante". Até ao momento, foram evacuadas as aldeias de Mascanho e Penabeice. Funcionários da autarquia com o apoio da GNR têm tentado retirar pessoas das aldeias em risco, mas tem havido alguma resistência.

"Nós tentamos evacuar o maior número de pessoas. Várias aldeias poderão ter que ser evacuadas", assumiu Mário Artur Lopes.

A combater o incêndio de Murça estão 258 operacionais, apoiados por 86 veículos e cinco meios aéreos.