O segundo-comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse hoje que os três Canadair estiveram inoperacionais na quarta-feira, um por avaria mecânica e os outros dois devido a uma inspeção por causa das horas de voo.
O segundo-comandante operacional da ANEPC, Miguel Cruz, disse hoje que um Canadair (aviões anfíbios construídos especificamente para combate a incêndios), “está operacional e a operar”.
“Tivemos efetivamente ontem [quarta-feira] uma inoperatividade destas duas aeronaves, sendo que o que está consagrado contratualmente é que a terceira aeronave substitui uma delas. Naturalmente temos que contar que as máquinas também falham e também tem que ter processos de revisão. Foi o que aconteceu com esta terceira aeronave, que teve um processo de revisão de 50 horas de voo. É algo que tem que forçosamente acontecer”.
O segundo-comandante nacional sublinhou ainda que existe um conjunto de outros meios aéreos que complementam o trabalho dos Canadair e que estão no teatro de operações.
“Não é o facto de ter estas aeronaves