Incêndios em Portugal

Presidente do SIRESP reitera que rede não falhou, mas Liga dos Bombeiros discorda

Loading...
O comando operacional perdeu o contacto com sete bombeiros, no incêndio da Serra da Estrela.

Durante o combate às chamas na Serra da Estrela, o comando operacional perdeu o contacto com sete bombeiros, que foram entretanto localizados. Todavia, o presidente do SIRESP garante que o sistema de comunicações não falhou e a Proteção Civil nega que tenha sido ativado o botão de emergência.

Os bombeiros que chegaram a ser dados como desaparecidos pertencem à corporação de Aveiro e estavam na zona de Valhelhas quando o contacto com o comando operacional se perdeu.

O botão de emergência, que é acionado quando os bombeiros necessitam de um canal aberto para uma comunicação de emergência não foi ativado, garante a Proteção Civil.

O presidente do SIRESP, Paulo Viegas Nunes, garante que a rede "não rejeita chamadas", mas coloca-as em fila de espera, que consequentemente "dá aos utilizadores a perceção de que, às vezes, têm dificuldades em estabelecer conectividade".

Paulo Viegas Nunes volta a reiterar que a rede SIRESP "nunca deixou de funcionar" e explica que mesmo quando os operadores móveis deixam de funcionar, a rede mantém as comunicações via satélite.

Em contrapartida, o presidente da Liga dos Bombeiros, António Nunes, considera que "o SIRESP, como qualquer rede falha".

Últimas Notícias