Incêndios em Portugal

Fogo em Mondim de Basto é o único considerado preocupante

Fogo em Mondim de Basto é o único considerado preocupante
Anadolu Agency/Getty Imagens
No total, há 188 incêndios em curso.

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Mondim de Basto, distrito de Vila Real, era este domingo pelas 8:00 o único considerado preocupante pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), mobilizando 247 operacionais.

O fogo que começou no sábado à tarde na Senhora da Graça "mantém-se em curso, não circunscrito" e a concentrar um elevado número de meios. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), disse à Lusa que não há, neste momento, casas em risco.

Ainda no distrito de Vila Real, na senhora do Viso, Santa Marta de Penaguião, lavra um outro incêndio, também não circunscrito, que está a mobilizar 43 operacionais, 11 viaturas e dois meios aéreos. Este incêndio começou no sábado, cerca das 23:45. Também aqui, de acordo com o CDOS, não há, neste momento, casas em risco.

No total, a Autoridade tem registados 225 fogos, que mobilizam 1.533 operacionais, 489 viaturas e três meios aéreos.

Há 188 incêndios em curso, com 953 operacionais envolvidos no combate, apoiados por 321 veículos e um meio aéreo.

Em conclusão estão 33 ocorrências. 20 fogos ocorreram no distrito de Vila Real, onde se encontram 573 operacionais e 170 veículos.

No distrito de Braga, verificam-se 14 ocorrências, com 213 operacionais, 59 veículos e dois meios aéreos.

Saliente-se que, durante a madrugada, o incêndio na localidade de Paneladas, no concelho de Cabeceiras de Basto, entrou em fase de resolução, adiantou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga.

O outro meio aéreo está a atuar no distrito do Porto, onde há 26 fogos que estão a ser combatidos por 102 operacionais, com recurso a 35 veículos.

Últimas Notícias
Mais Vistos