Incêndios em Portugal

Fogo de Albergaria destruiu sede de companhia de artes

Associação Albergar-te perdeu ainda adereços, material de som e luz e objetos cenográficos. O edifício, irrecuperável, está em risco de derrocada. A proteção civil de Albergaria está a par da situação e já assegurou que em breve será demolido.

Loading...

O edifício, secular, ardeu na manhã do incêndio em Albergaria-a-Velha. Com ele, perdeu-se praticamente todo o material de apoio a espetáculos e atuações de rua da Companhia de artes performativas Albergar-te.

Nos últimos 25 anos, esta sala tinha sido palco de dezenas de espetáculos. O espaço acolhia vários artistas locais para ensaios, oficinas de teatro e apresentações para o público. E, apesar da associação ter um pequeno edifício alternativo, as perdas provocadas pelo fogo vão limitar os próximos projetos artísticos.

“Nós estávamos neste momento a construir uma máquina de cena bastante grande que era para o nosso próximo espetáculo de rua", conta David valente, membro da associação.
“Pelo facto de ter ardido quase todo o nosso material, o impacto que tem é grande no sentido em que todas as criações que nós temos estão dependentes desse material. E depois tem um impacto sentimental porque esta casa já tem muitos anos e já é sede da associação Albergar-te  há muitos anos e então são histórias, são espetáculos, são criações, são momentos que se perdem”,  Luís Carvalho, membro da associação.

A pedido da autarquia, a associação já fez um primeiro levantamento de danos e prejuízos. O edifício, irrecuperável, está em risco de derrocada. A proteção civil de Albergaria está a par da situação e já assegurou que em breve será demolido.