Após a invasão e vandalização dos símbolos da democracia brasileira, em Brasília, o Supremo Tribunal Federal aprovou esta quarta-feira um pacote de medidas preventivas para evitar atos golpistas por parte de apoiantes do ex-Presidente Jair Bolsonaro.
Assim sendo, o ministro Alexandre de Moraes ordenou que as autoridades de segurança pública de todas as capitais evitem bloqueios de estradas após vários protestos terem sido convocados por bolsonaristas.
De acordo com a Globo, quem não cumprir com esta determinação será detido em flagrante e estará sujeito a pagar uma multa que vai dos 20 mil reais (cerca de 3.570 euros) aos 100 mil reais (mais de 17.850 euros).
Para além disso, as forças policiais ficam também encarregues de impedir a invasão de edifícios públicos, de acordo com a decisão a que a agência Reuters teve acesso.
O Supremo Tribunal Federal determinou ainda o bloqueio de canais e contas do Telegram, que contribuíram para a invasão em Brasília.
A medida atende a um pedido apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU), que apontou o risco de novos atos golpistas.