Isabel II

Rei Carlos III promete trabalhar pela paz na Irlanda do Norte

Loading...
O novo monarca quer seguir os passo da Rainha Isabel II, que teve um papel importante no final dos 30 anos de conflito sangrento.

O Rei Carlos III promete seguir os passos de Isabel II e trabalhar pela paz na Irlanda do Norte. A ascensão dos nacionalistas e o Brexit preocupam os que querem continuar a fazer parte do Reino Unido.

À chegada ao Castelo de Hillsborough, residência oficial da família real nos arredores de Belfast, ouviram-se aplausos e vivas ao Rei. Uma multidão aguardava o novo soberano do Reino Unido, que enfrenta o desafio de manter a Irlanda do Norte no reino da Grã-Bretanha.

Isabel II visitou a Irlanda do norte 22 vezes como Rainha e desempenhou um papel no processo de paz que, em 1998, pôs fim a 30 anos de conflito sangrento. Conseguiu passar de símbolo da opressão britânica a agente de reconciliação.

Os unionistas protestantes temem que a pertença ao Reino Unido esteja mais ameaçada que nunca, com o Brexit e a ascensão dos nacionalistas do Sinn Fein – que se consideram não britânicos, mas irlandeses.

Desde fevereiro que a Irlanda do Norte está sem Governo, depois do próprio partido unionista ter feito cair o Executivo em protesto contra o protocolo aduaneiro da Irlanda do Norte que, teme, contribua para os anseios dos que querem a reunificação com Dublin.

Últimas Notícias
Mais Vistos