Isabel II

Rei Carlos III quebra tradição com novas moedas

Rei Carlos III quebra tradição com novas moedas
Alastair Grant
Vão entrar em circulação dentro de semanas.

Ainda não passou um mês desde a morte da Rainha Isabel II e já foram divulgadas as primeiras imagens das novas moedas que devem entrar em circulação no Reino Unido. Quando o reinado termina, com a morte de um monarca, o país é afetado por várias mudanças. As moedas e notas devem passar a ter o rosto do novo monarca.

O dinheiro em circulação no Reino Unido carrega o rosto do monarca e o país observa o retrato de Isabel II há 70 anos.

Esta sexta-feira, a Casa da Moeda do Reino Unido divulgou as primeiras imagens das moedas de 50 pence (centavos) e 5 pounds (libras), que devem entrar em circulação dentro de algumas semanas.

Conheça as curiosidades e significados cunhados nestas duas moedas que chegam a público pelas mãos do escultor britânico Martin Jennings:

  • O rosto de Carlos III surge voltado para a esquerda, ao invés da Rainha Isabel II;
  • Carlos III quebra a tradição e não exibe coroa;
  • Moedas serão vendidas a colecionadores através da Casa da Moeda do Reino Unido a partir do início da próxima semana;
  • A moeda de 50 pence estará disponível para uso geral antes do final deste ano;
  • O rosto de Carlos III é acompanhado por uma frase em latim. Porém, em vez de Carolus (Carlos, em latim), o monarca optou por Charles III e completa-se o nome com "pela graça de Deus, defensor da fé" (Charles III. D. G. Rex. F. D);
  • No reverso da moeda de 5 libras, há dois novos retratos da Rainha, traçando a jornada de jovem monarca ao Reinado mais longo da história do Reino Unido.

A atualização total de moedas e notas não será repentina e a Casa Real, recorde-se, pretende "minimizar o impacto ambiental e financeiro da mudança de monarca", por isso vai dar continuidade às moedas e notas de Isabel II.

Assim sendo, as moedas e notas com a imagem da Rainha serão removidas apenas se ficarem "gastas ou danificadas e para atender a qualquer aumento geral na procura".

A chefe executiva da Casa da Moeda britânica, Anne Jessopp, disse que as moedas geralmente duram 20 anos. Assim sendo, as moedas da Rainha Isabel II e do Rei Carlos III estarão em circulação simultaneamente por muitos anos.

A partir do início do próximo ano, serão cunhadas as moedas de 1 centavo e 2 libras, com a mesma imagem do Rei Carlos III.

Atualmente existem quase 30 mil milhões de moedas com o rosto da Ranha Isabel II e mais de quatro mil milhões de notas que devem ser substituídas com a ascensão do novo monarca.

Confira as moedas que entraram em circulação desde o reinado de Carlos I, no século XVII.

Últimas Notícias