Ao contrário do que vai acontecer em Portugal, em Espanha, a Jornada Mundial da Juventude não teve custo para os contribuintes. Foram gastos 50 milhões de euros e a organização lembra que a crise da altura - e que agora também acontece - levou a que fosse encontrado financiamento particular.
A conjuntura económica de Espanha, em 2011, ano da Jornada Mundial da Juventude em Madrid, obrigou a organização a ser comedida nos gastos e a procurar alternativas no que ao apoio diz respeito.
Foi através de donativos e patrocínios de empresas e particulares que a organização angariou 30% dos cerca de 50 milhões de euros gastos no evento.
Os restantes 70% chegaram diretamente dos peregrinos, através das inscrições que variaram entre os 130 e os 210 euros.
Empresas apoiaram alimentação e construção
Empresas de restauração apoiaram com a alimentação dos voluntários, por exemplo, e construtoras com a construção dos dois palcos.
Yago de la Cierva, um dos elementos da organização do evento de Madrid, esteve em Lisboa há cerca de dois anos e admite que, na altura, não havia um plano para a organização da Jornada Mundial da Juventude e que a estratégia utilizada em Madrid foi essencial para baixar custos.