Jornada Mundial da Juventude

De 1986 a 2019: os Papas e as cidades da JMJ

A “mais bela invenção” de João Paulo II, como há quem lhe chame, é agora cumprida pelos sucessores. Bento XVI abraçou os jovens em três das 15 edições, tantas como Francisco, até que pise Lisboa.

A partir daí, João Paulo II fez-se à estrada numa missão de se encontrar com os jovens (de todo o mundo e) pelo mundo, o que é essencialmente a definição da JMJ.

Das 15 edições internacionais, esteve presente em nove. Em Buenos Aires, na Argentina, pediu aos jovens que comprometessem a sua “energia juvenil na construção da civilização do amor”.

Comprometidos com a “mais bela invenção” ficaram os Papas que lhe seguiram – Bento XVI (1927-2022) esteve na Alemanha, na Austrália e em Espanha antes de se tornar no primeiro sumo pontífice a abdicar do cargo, em fevereiro de 2013; Francisco chega no próximo dia 2 de agosto a Lisboa, mas antes passou pelo Brasil, pela Polónia e pelo Panamá.