A Jornada Mundial da Juventude 2023 começa esta terça-feira às 19:00, no Parque Eduardo VII. O cardeal patriarca de Lisboa preside à missa que antecede a chegada do Papa a Portugal, na quarta-feira de manhã.
Milhares de peregrinos de todo o mundo chegaram durante esta segunda-feira a Lisboa. A festa começou no aeroporto, mas também em outros locais da cidade, os peregrinos vão-se fazendo ouvir.
Vários grupo de jovens oriundos dos quatro cantos do mudo continuam a chegar a Portugal com o intuito de "levar a missão do amor, misericórdia e caridade para com todos".
A Jornada da Juventude é uma oportunidade para estar perto do Papa e há quem queira estar tão perto ao ponto de lhe conseguir oferecer o que trouxe na mala. Uma peregrina brasileira revelou à SIC que tenciona entregar ao Papa Francisco uma figura de 45 centímetros de Nossa Senhora Aparecida, feita de croché.
Outra peregrina, também vinda do Brasil, tem esperança de que o Sumo Pontífice abençoe a sua imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Peregrinos chegam ao Parque Eduardo VII
Se no Aeroporto de Lisboa o ambiente era de festa, no Parque Eduardo VII, durante a manhã desta segunda-feira, reinava o silêncio. Aurora foi a primeira peregrina a chegar, tudo para ver o Papa. Durante a tarde, outros se juntaram a Aurora, à medida que se ultimavam os detalhes e se ensaiava no palco da Jornada.
Na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações estão 164 vindos do México, que ali encontram abrigo a troco de tarefas domésticas.
1600 polícias rumam a Lisboa durante esta semana
Quem também precisa de sítio onde dormir são 1600 polícias, que vieram de todo o país para garantir a segurança da Jornada, mas têm de pagar o alojamento. Os elementos das forças policiais destacados têm de pagar cinco euros de forma a poderem usufruir do espaço que lhes é destinado.
Nos próximos dias há centenas de milhares de peregrinos a chegar a Portugal. A maior parte vem de Espanha, Itália, Portugal, França e Polónia.