Jornada Mundial da Juventude

JMJ: lixo levará mais de uma semana a ser limpo

A preocupação com o meio ambiente era um dos principais temas da Jornada Mundial da Juventude e foi várias vezes abordado pelo Papa Francisco.

Loading...

Apesar de todos os alertas e do Papa Francisco ter feito questão de mostrar preocupação com o meio ambiente, a multidão deixou um rasto de lixo que levará mais de uma semana a ser recolhido no Parque Tejo.

Por volta das três da tarde, no Parque Tejo, já no concelho de Loures, os olhos alcançam apenas uma retroestroescavadora que apanhando pequenos montes de lixo entre os milhares que continuam espalhados pelo Parque Tejo.

Do recinto, entram e saem várias viaturas, mas a Câmara está com a via fechada aos jornalistas, apesar do pedido de autorização. A autarquia recusa entrevistas e deu ordens à segurança para que os repórteres fiquem à porta.

Ao telefone, a Câmara diz que devido às altas temperaturas deu indicação aos cerca de 100 funcionários que fazem a limpeza a pé, para que estejam no terreno apenas entre as seis da manhã e a uma tarde.

Perante tantas embalagens que continuam espalhadas pelos 70 hectares do Parque Tejo, no concelho de Loures, lixo que o vento vai empurrando para fora do recinto mesmo à beira do rio Trancão, a autarquia admite que será preciso mais de uma semana, para limpar o que restou após o banho de multidão. Esta Jornada ambicionou ser a mais sustentável de sempre e até, diariamente, através da aplicação convidava os peregrinos a calcularem a pegada carbónica.