O governo da Guiné-Conacri autorizou a participação de cinco atletas em Tóquio2020, anunciou esta quinta-feira o ministro do Desporto daquele país africano, um dia depois de ter comunicado a renúncia aos Jogos Olímpicos, devido à pandemia de covid-19.
"O governo, após obtenção de garantias das autoridades sanitárias, autorizou a participação dos nossos atletas nos Jogos Olímpicos de Tóquio", anunciou o ministro do Desporto da Guiné-Conacri, Sanoussy Bantama Sow, em comunicado.
Há vários dias que a partida da comitiva da Guiné-Conacri estava a ser adiada, ainda que alguns atletas já se encontrem no Japão, tendo sido anunciado que a delegação partiria na quarta-feira para Tóquio, algo que não aconteceu.
A equipa olímpica da Guiné-Conacri é composta pela atleta Aissata Conte, os nadadores Mamadou Bah e Mariana Touré, o judoca Mamadou Samba Bah e Fatoumata Camara, na luta livre, que assumiu nos últimos dias a renúncia à participação em Tóquio2020, devido à falta de pagamento de prémios, quer pela qualificação olímpica, quer relativos a outros eventos precedentes.
VEJA TAMBÉM:
- Jogos Olímpicos. As cidades, atletas e medalhas das 28 edições
- As 24 medalhas de Portugal nas Olimpíadas
- Os números dos Jogos de Tóquio 2020: 46 modalidades e 97 portugueses apurados
- Hino Olímpico, uma ode aos atletas
- Tradição, cultura e identidade. O espírito olímpico em forma de mascote
- Nudez, castigos corporais e violência: (algumas) curiosidades sobre os Jogos Olímpicos da Antiguidade