Jogos Olímpicos

Tóquio2020. Diretor da Cerimónia de Abertura demitido

AP

O comediante Kentaro Kobayashi foi demitido, a um dia do evento, por piadas antissemitas num espetáculo em 1998.

O comediante Kentaro Kobayashi, um dos diretores artísticos da Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, foi esta quinta-feira demitido, a um dia do evento, por piadas antissemitas num espetáculo em 1998.

Kobayashi, humorista e encenador, foi afastado do cargo após terem sido trazidos à luz comentários que agora considera "inapropriados", confirmou a presidente dos Jogos, Seiko Hashimoto, em conferência de imprensa.

O novo escândalo em torno dos Jogos chega a um dia da própria cerimónia, seguindo-se a vários protestos contra o envolvimento do comediante, de 48 anos, que pediu desculpa pelos comentários feitos "quando era jovem".

Os organizadores discutem agora "como gerir a Cerimónia de Abertura", um processo que "deve ser imaculado", com Kobayashi a ter a seu cargo, até aqui, a supervisão geral das três secções do espetáculo, que se junta à abertura dos Jogos e à parada de nações.

Esta nem sequer é a única polémica com a sessão inaugural, já que ainda esta semana foi o compositor designado, o músico Keigo Oyamada, conhecido por Cornelius, a demitir-se, devido a um 'escândalo' com bullying que o próprio dirigiu a pessoas com deficiência.

O antigo presidente do Comité Organizador, Yoshiro Mori, abandonou o cargo após comentários sexistas, e o diretor criativo Hiroshi Sasaki renunciou, após comparar uma atriz a um porco.

A Cerimónia de Abertura de Tóquio2020 está marcada para sexta-feira, pelas 20:00 locais (12:00 de Lisboa), no Estádio Nacional, na capital nipónica. Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão ser disputados entre sexta-feira e 8 de agosto, após o adiamento em um ano devido à pandemia de covid-19.

A SIC EM TÓQUIO

VEJA TAMBÉM:

  • "Quando estou com os avós sinto-me feliz"

    Desafios da Mente

    As investigações apontam que as crianças que têm avós envolvidos na prestação de cuidados podem ter melhores índices de saúde mental, como uma redução do risco de sintomas depressivos e de comportamentos desviantes, bem como melhor desenvolvimento cognitivo. Em Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho. A data foi instituída pela Assembleia da República, em 2003.

    Mauro Paulino