Jogos Olímpicos

"Estou muito confiante": campeão olímpico Karsten Warholm compete em Paris com sapatilhas exclusivas

Na luta para reconquistar o ouro, o atleta norueguês Karsten Warholm dispões de um trunfo especialmente valioso, sapatilhas concebidas exclusivamente para que alcance o melhor resultado.

Loading...

O campeão olímpico dos 400 metros barreiras, Karsten Warholm, usará um sapatilha que nenhum dinheiro pode comprar, projetada especialmente para o atleta norueguês quando defender o título nas Olimpíadas de Paris, na próxima semana. A reportagem da agência Reuters dá conta dos detalhes sobre "Berserker". Veja o vídeo.


Karsten Warholm passou algum tempo numa fábrica no Vietname com o patrocinador Puma para criar as “Berserker”. Testou cerca de uma dezena de protótipos e cada um foi aperfeiçoado para se tornar ainda melhor.

As sapatilhas "Berserker" incluem um espigão na frente, especialmente adaptado ao padrão de corrida de Warholm e à forma como cai após ultrapassar um obstáculo.

As empresas de calçado estão a investir milhões em tecnologia todos os anos para proporcionar aos atletas ganhos marginais. Têm que trabalhar de acordo com as regras fornecidas pela World Athletics para conceber o calçado usado ​​por profissionais.

O desenvolvimento do calçado de Warholm – cuja versão está exposta numa loja da Puma, em Paris – levou cerca de 12 meses de trabalho.

A responsável pela gestão de produtos da Puma, José Agneta van der Veen, disse que a tecnologia de calçados pode proporcionar aos atletas um ganho marginal entre 1 e 2 por cento, o que se traduz em décimos de segundos na prova de Warholm – o recorde mundial do atleta de 28 anos é 45,94 – o que facilmente pode ser suficiente para fazer a diferença entre o ouro e a prata.

A tecnologia de calçado existe de uma forma ou de outra há quase 100 anos, e até Jesse Owens beneficiou de algumas modificações nas sapatilhas que usava para competir.

O responsável de desenvolvimento de calçados da Puma, Steve Langis, explica que o progresso alcançado nos últimos oito anos, desde o afastamento de Usain Bolt, poderia ter feito com que o recordista mundial jamaicano dos 100 metros corresse ainda mais rápido, se tivesse usado as sapatilhas que existem atualmente.

No entanto, para o ex-campeão olímpico dos 100 metros, Linford Christie, as corridas ainda são vencidas na mente, não no laboratório.

Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes: