MEO Kalorama

Há brindes (e meias) sustentáveis no MEO Kalorama

Em qualquer festival há marcas e os, não menos famosos, brindes. Mas o MEO Kalorama faz sua a bandeira da sustentabilidade e a ideia é evitar prémios descartáveis, que no fim do dia terminem no chão do recinto. A questão que se coloca é: estão as marcas a cumprir?

MEO Kalorama
MEO Kalorama
MIGUEL A. LOPES

Sustentabilidade é palavra de ordem no festival MEO Kalorama e está presente em várias vertentes, desde a representatividade, à mobilidade, e, claro, ao ambiente. A pensar nisso, e sendo os brindes uma imagem das marcas sempre presente nos festivais, a SIC Notícias foi procurar saber se cumprem (ou não) o objetivo.

A organização acredita que “quanto mais útil for o brinde para o dia a dia, menor é a probabilidade de que termine no chão" e, em simultâneo, que carregue o simbolismo da “responsabilidade socioambiental”.

Há até uma proibição: “A distribuição no evento de flyers ou brindes que se assemelhem a flyers, papéis sem outra utilidade além de servir como material de divulgação”.

Mas terão as marcas respeitado estas indicações? A SIC Notícias andou pelo recinto em busca da resposta sustentável dada pelos patrocinadores ao desafio lançado pelo MEO Kalorama.

Os festivaleiros acumulam-se em fila entre concertos, ou até durante, para serem bem sucedidos no desafio da San Miguel. O prémio está sempre garantido, o difícil pode ser escolher entre um chapéu, saco ou um, não menos famoso, porta copos reciclável.

Loading...

O espaço da marca, que dá também nome ao palco secundário do MEO Kalorama, tem além do espaço do jogo - “onde todos ganham” -, um espaço para “arranjar os cabelos e outro para ”tatuagens".

Seguindo a mesma premissa, o espaço vizinho da Hyundai seguiu “o conceito de plástico zero”, e os brindes, como o porta copos são de tecido como “as golas lenço, que ajudam com o pó do recinto”. Para compor o kit, o típico saco/mochila (também de tecido).

Loading...

Mas, lá está, é preciso esperar uns minutos nas filas, responder aos quizzes ou jogar ao jogo da memória para conquistar o tão desejado "brinde do Kalorama".

Entre os parceiros do festival, que oferecem prémios sustentáveis, encontramos também o EL Corte Inglês que este ano está a oferecer “um totebag, uma forma de poder reutilizar os sacos evitando o plástico".

Mas o brinde sensação, "que as pessoas podem usar no seu dia a dia e que está ligado com a moda são as meias feitas em algodão, sustentáveis e reutilizáveis, nada com plástico”. E, se quiser retocar a maquilhagem, pode fazê-lo neste espaço.

Loading...