Mercado de transferências

Mercado de transferências encerra com ajustes cirúrgicos e poucas loucuras

A janela de transferências de inverno encerrou com movimentos estratégicos e contenção financeira. O mercado mostrou-se mais contido que no verão, privilegiando ajustes táticos a revoluções nos plantéis.

Mercado de transferências encerra com ajustes cirúrgicos e poucas loucuras
X FC Porto

O mercado de transferências de inverno fechou esta segunda-feira com o habitual frenesim das últimas horas, mas também com sinais claros de planeamento e contenção por parte dos clubes.

Entre negócios concluídos em cima da hora, empréstimos estratégicos e mexidas cirúrgicas, o último dia da janela trouxe ajustes pensados mais para responder a necessidades imediatas do que para revolucionar plantéis.

Típico português que deixa tudo para a última

No futebol português, os últimos instantes do mercado refletiram uma corrida contra o relógio entre os clubes da Primeira Liga.

O FC Porto deu um passo importante ao garantir Seko Fofana, médio costa-marfinense cedido pelo Rennes até ao final da temporada, reforçando um meio-campo, que viu Stephen Eustáquio sair para o Los Angeles FC, da Major League Soccer, dos Estados Unidos.

O Sporting viu o extremo brasileiro Alisson sair para o Nápoles por empréstimo até ao final da temporada.

A cedência prevê uma taxa de 3,5 milhões de euros e uma cláusula de opção de compra de 16,5 milhões de euros.

Já no outro lado da Segunda Circular, o Benfica teve um fecho de mercado mais tranquilo.

Sem necessidade de correr atrás do relógio, os 'encarnados' assistiram ao último dia à distância, confortados pelo trabalho feito com antecedência.

SL Benfica

As chegadas de Rafa e Sidney Lopes Cabral, consumadas antes do 'sprint final', permitem a José Mourinho entrar na segunda metade da temporada com soluções em posições necessitadas.

Bracarenses apostam na irmandade

No Sporting de Braga, a aposta recaiu sobre o jovem médio Mauro Zalazar, irmão de Rodrigo Zalazar, que chega por empréstimo do Schalke 04 para integrar a equipa sub-23 com opção de compra no final da época.

Sporting Clube de Braga

O Rio Ave também se mexeu, assegurando o lateral esquerdo Leonardo Buta, emprestado pela Udinese, numa aposta que alia juventude e experiência internacional ao plantel de Vila do Conde.

Em Famalicão, o avançado marroquino Yassir Zabiri, 20 anos, mudou-se em definitivo para os franceses do Stade Rennais.

O acordo entre os dois clubes foi fechado nos últimos dias e pode atingir os 12 milhões de euros, representando uma das maiores transferências da história do clube famalicense.

Para evitar a descida de divisão, o AVES terminou o dia a reforçar o plantel com o lateral brasileiro Mateus Pivô e o avançado francês Antoine Baroan.

Uma Europa em ebulição

Enquanto Portugal fechava o mercado, na Europa os principais campeonatos registraram uma verdadeira maratona de acertos:

Premier League entre recordes e reviravoltas

O dia foi dominado por negociações intensas na Premier League, em que clubes surgiram determinados a reforçar as suas ambições competitivas.

Um dos destaques foi Liverpool, que chegou a um acordo com o Rennes para contratar o jovem defesa Jérémy Jacquet por cerca de 60 milhões de euros, embora o jogador permaneça no clube francês até ao final da época.

A contratação mais cara de sempre e um volte-face

O Crystal Palace fez a contratação mais cara da sua história por avançado que tem um golo esta época no campeonato inglês.

O avançado norueguês Jørgen Strand Larsen chega ao clube londrino por cerca de 50 milhões de euros.

Por outro lado, o Crystal Palace viu a venda do francês Jean-Philippe Mateta para o AC Milan cair por terra após o avançado de 28 anos ter falhado nos exames médicos.

Outros clubes ingleses reforçaram-se com movimentos inteligentes: Nottingham Forest assegurou o defesa esquerdo Luca Netz, enquanto Sheffield United, do Championship, recebeu o médio Kalvin Phillips por empréstimo do Manchester United, e Sunderland apostou no extremo equatoriano Nilson Angulo.

Itália com balança equilibrada

Na Serie A, a Juventus mexeu-se com olhos na profundidade do plantel ao garantir o lateral Emil Holm por empréstimo com opção de compra e Jérémie Boga para as alas ofensivas.

Em sentido contrário, o lateral português João Mário foi cedido ao Bolonha até ao final da temporada.

Já a Atalanta, transferiu Ademola Lookman para os espanhóis do Atlético de Madrid por 35 milhões mais cinco em variáveis.

O avançado nigeriano assinou contrato com os 'colchoneros' até junho de 2030.

Um discreto 'negócio das arábias'

Na Arábia Saudita, o avançado francês Karim Benzema, que atuava no Al Ittihad, é reforço do Al Hilal, do médio português Rúben Neves, tendo assinado um contrato por uma temporada e meia.

O jogador de 38 anos abandona assim o clube treinado por Sérgio Conceição, depois de três temporadas em Jeddah, onde conquistou o campeonato no ano passado.

Karim Benzema, do Al Ittihad, após a vitória na partida da Taça do Rei da Arábia Saudita entre o Al Ittihad e o Al Shabab, no Estádio Prince Abdullah Al Faisal, em 29 de novembro de 2025, em Jeddah, Arábia Saudita.
Yasser Bakhsh / GETTY IMAGES

Brasil com um Flamengo atrevido

O internacional brasileiro Lucas Paquetá foi apresentado oficialmente pelo Flamengo esta segunda-feira, no Ninho do Urubu.

O médio, que estreou na Supertaça do Brasil no domingo, explicou a decisão de deixar os ingleses do West Ham para voltar ao clube que o formou após seis temporadas no futebol europeu.

O futebolista de 28 anos mudou-se para o clube carioca a troco de 42 milhões de euros.

Um mercado morno

O mercado de inverno deste ano fechou com menos estrondo financeiro do que as gigantescas janelas de verão, mas compensou com movimento, criatividade e decisões táticas claras.

Os clubes líderes ajustaram os seus plantéis para manter as posições de topo, enquanto outros procuraram talentos jovens ou experiências de curto prazo para reforçar ambições mais humildes.