Mercado de transferências

O mercado de transferências fechou… mas não para todos: ainda há jogadores de peso livres

Apesar da janela de transferências já ter fechado em maior parte do mundo, os clubes podem ainda contratar jogadores que já se encontravam sem contrato antes do prazo final.

O fecho do mercado de transferências, à meia-noite desta terça-feira, nas principais ligas europeias e também na milionária Arábia Saudita, não significa, necessariamente, o fim absoluto das movimentações nos plantéis.

Apesar do encerramento da janela de inverno, os clubes continuam a ter margem de manobra para reforçar as suas equipas, desde que recorram a jogadores livres, ou seja, futebolistas que já se encontravam sem contrato antes do prazo final.

E as opções disponíveis estão longe de ser residuais. Há nomes que dispensam apresentações, como Sergio Ramos, verdadeiras referências do futebol mundial, a par de jogadores que, noutras fases da carreira, protagonizaram transferências de muitos milhões de euros, como os britânicos Raheem Sterling ou Alex Oxlade-Chamberlain.

A lista inclui ainda atletas bem conhecidos do público português. James Rodríguez surge como o exemplo mais sonante, mas não está sozinho: Fernando, Zakaria Labyad e Juan Bernat são os outros nomes com passado no campeonato português que continuam sem clube.

Mercado de transferências fechado: as últimas decisões que moldam a segunda metade da temporada