Qatar 2022

Euforia dentro e fora do estádio no arranque do Mundial

Cerimónia de abertura contou com 60 mil pessoas nas bancadas.

Loading...

No dia em que começou o Mundial de futebol, o ambiente foi de euforia dentro e fora do estádio, no Qatar.

Alheios às críticas ao incumprimento dos direitos humanos e violação da liberdade, não faltam adeptos eufóricos e entusiasmados com o evento.

A cerimónia, envolta em polémica, marcada por algumas desistências artísticas, como Shakira, Dua Lipa e Rod Stewart, acabou por se realizar perante 60 mil pessoas, com outras cabeças de cartaz para cumprir promessas de inclusão e diversidade.

Morgan Freeman apresentou o evento com a ajuda do influencer Ghanim Al Muftah, símbolo da inclusão no país.

No exterior, o ambiente é de alegria, bandeiras, gritos de apoio e um entusiasmo massivo e colorido de homens e mulheres de vários pontos do globo.

Derrota do Qatar entra para a história dos mundiais

Este domingo, a seleção do Equador derrotou o anfitrião Qatar, por 2-0, no jogo de abertura do Campeonato do Mundo de 2022, em Al Khor.

O Qatar tornou-se este domingo o primeiro anfitrião a perder o encontro de estreia no Campeonato do Mundo, ao cair por 2-0 na receção ao Equador, no encontro de abertura da edição de 2022.

Até agora, nas anteriores 21 edições, os 22 organizadores - tendo em conta que foram dois em 2002 (Coreia do Sul e Japão) - somavam 16 vitórias e seis empates.

Os únicos conjuntos que não tinham vencido eram Inglaterra (0-0 com o Uruguai, em 1966), México (0-0 com a União Soviética, em 1970), Espanha (1-1 com as Honduras, em 1982), Estados Unidos (1-1 com a Suíça, em 1994), Japão (2-2 com a Bélgica, em 2002) e África do Sul (1-1 com o México, em 2010).

O CALENDÁRIO COMPLETO DO MUNDIAL 2022