A Seleção Nacional iniciou esta quinta-feira a participação no Mundial 2022 com uma vitória sobre o Gana por 3-2, na primeira jornada do grupo H.
Cristiano Ronaldo, na cobrança de um penálti, inaugurou o marcador aos 65 minutos. Um golo que representa mais um recorde para o internacional português: é o primeiro jogador a marcar em cinco fases finais de Mundiais.
O Gana empatou o encontro oito minutos depois, por André Ayew, mas golos de João Félix (78') e Rafael Leão (80') selaram o triunfo português.
Osman Bukari reduziu para 3-2 aos 89 minutos e o susto esteve perto de se tornar em pesadelo no último lance da partida, numa enorme distração de Diogo Costa: o guarda-redes não reparou que Iñaki Williams estava nas suas costas, colocou a bola no chão e foi surpreendido pelo avançado, que só não fez o empate porque acabou por escorregar.
Portugal assume assim a liderança do grupo, com 3 pontos, mais dois que Uruguai e Coreia do Sul que, no outro jogo do grupo, empataram sem golos.
A seleção portuguesa colocou assim um ponto final numa série de três fases finais de Mundiais sem vitórias a abrir: não o conseguia desde o Alemanha'2006.
Na próxima jornada, a Seleção Nacional mede forças com o Uruguai, na próxima segunda-feira às 19:00. Seis horas antes, a Coreia do Sul, de Paulo Bento, defronta o Gana.