As pessoas são como os animais. Ou melhor, os animais são como as pessoas: felizes quando tudo está bem e tristes quando algo se passa, essa tristeza é-nos transmitida pela atenção que lhe damos caso não seja assim, estamos distraídos.
Pois a "Tita" era só uma cadela que habitava numa arrecadação mas que tinha o seu espaço para correr e nunca soube o que era uma corrente ao pescoço. Ía à rua sem trela e se alguém chama-se a "Tita" corria rua abaixo porque todos eram amigos da"Tita"
Um dia a minha menina não quis correr como fazia sempre no campo do vizinho. Algo se passa pergunto eu. Baixei-me e olhei para os seus olhinhos e foi como se me tivesse dito que não posso correr, estou cansada … Agora emocionei-me. Perdão.
Segue-se os cuidados veterinários, exames, análise resultados: cancro. Mais uma vez emociono-me.
Cirurgia e após dois dias volta a casa. Recuperação, mas que sofrimento este sentir no rosnar da minha menina a dor que me transmitia, foram horas e horas pela noite dentro a olhar para aqueles cerca de 40 quilos de angústia, mas como tudo na vida amanhã é outro dia, vamos lá tudo vai passar. Só que não. Volta à clínica e (bomba). Lamento dizer-lhe mas infelizmente a… e não ouvi mais nada apenas pedi para ficar a sós naquele metro quadrado e choramos os dois a minha menina deu um latido como que a dizer-me obrigada pela companhia que durou quase 14 anos.
Sra doutora trate de adormecer esta menina, depois falamos. Saí porta fora com olhos nublados, não sei como consegui conduzir. Era dia do meu aniversário, um sábado com sabor a sal era esse sabor que meus olhos me davam…
Hoje, e passados meia dúzia de anos e por vontade minha, sei onde ela está, olho para aquele pedaço de terra e lembro que bom foi ter-te como minha menina "Tita".
Texto enviado por Manuel Fernandes
Partilhe as histórias dos seus animais de estimação (que devem ser muitas). Envie um texto, fotos e vídeos para o e-mail para omeutestemunho@sic.impresa.pt e o seu testemunho pode ser publicado no site da SIC Notícias no especial Mundo dos Animais.