"Votar (nas legislativas de 30 de janeiro) é muito mais seguro do que ir às compras ou ao multibanco."
João Almeida, da Comissão Nacional de Eleições, TSF/Diário de Notícias, 7-1-2022
"Entrei neste processo com a cabeça levantada, passei por este processo com a cabeça levantada e saio deste processo com a cabeça levantada."
José Azeredo Lopes, ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, à saída do tribunal, onde foi absolvido de todos os crimes de que era acusado no julgamento do processo de Tancos, 7-01-2022
"Não, não bato (com a porta se vencer as eleições sem maioria absoluta) . Eu não faço essa chantagem, eu não sou o professor Cavaco (Silva) , o professor Cavaco é que disse: ou me dão maioria absoluta ou me vou embora."
António Costa, RTP1, 11-1-20222
"O CDS morreu ontem (com o resultados das eleições) e vai, realmente, fazer muita falta à democracia portuguesa."
António Pires de Lima, antigo ministro e dirigente do CDS-PP,Facebook, 31-1-2022
"Nunca fui favorável ao anterior modelo de debates quinzenais (...), Verdadeiramente, eram momentos mais de 'sketch' de produção para televisão do que propriamente para a fiscalização efetiva da atividade do Governo."
António Costa, 9-2-2022
"O meu futuro político acabou aqui. Ponto final parágrafo."
Rui Rio, após ter votado nas eleições diretas para a liderança do PSD, 28-05-2022
"Tem-se uma ideia e ele (António Costa) é um mata-borrão. Um bom mata-borrão, porque é rápido a sugar as coisas."
Marcelo Rebelo de Sousa, CNN Portugal, 11-8-2022
"Para mim chega! (...) Ficou insuportável tanta agressividade e tamanha afronta, tantos insultos e insinuações. Não tolero estes moralistas sem vergonha, analistas sem memória. (...) A polémica atingiu um raro nível de ataques raivosos e agressões verbais."
Sérgio Figueiredo, anunciando a renúncia ao cargo de consultor do ministro das Finanças, Jornal de Negócios, 17-8-2022
"Agora, com maioria absoluta, a verdadeira grande diferença é que se leva pancada de todos os lados."
António Costa, 11-09-2022
"(O Governo) tem sido abundantemente qualificado na comunicação social como um conjunto desarticulado e desorientado de ministros desgastados, sem rumo, sem ambição e vontade reformista, um governo à deriva navegando à vista."
Cavaco Silva, Público, 30-09-2022
"400 casos (de abusos na Igreja) não me parece que seja particularmente elevados, porque em outros países houve milhares de casos."
Marcelo Rebelo de Sousa, 11-10-2022
"Este é um dia super feliz, mas há dias super infelizes. E verdadeiramente super infeliz para si será o dia em que eu descubra que a taxa de execução dos fundos europeus não é aquela que eu acho que deve ser. Nesse caso não lhe perdoo."
Marcelo Rebelo de Sousa, dirigindo-se à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, 5-11-2022
"O vento está duro e muito forte, fustiga-nos o rosto, mas nunca hão de ver-nos levar com ele de costas, porque estaremos sempre virados para a frente, em todo o nosso projeto, do nosso ideal, do nosso partido!"
Jerónimo de Sousa, na sua última intervenção como secretário-geral, na Conferência Nacional do PCP, em Corroios, 12-11-2022
"Há quem salive e desespere pelo fim do PCP. (...) Pois daqui fica o conselho, esperem sentados."
Paulo Raimundo, na sua primeira intervenção como secretário-geral do PCP, 13-11-2022
"O Qatar não respeita os direitos humanos. Toda a construção dos estádios e tal..., mas, enfim, esqueçamos isto. É criticável, mas concentremo-nos na equipa."
Marcelo Rebelo de Sousa, 17-11-2022
Com Lusa