Operação Lex

Juízes exigem inquérito à distribuição de processos na Relação de Lisboa

Juízes exigem inquérito à distribuição de processos na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes considera chocantes as suspeitas de viciação do sorteio eletrónico.

A Associação Sindical dos Juízes pede intervenção urgente do Conselho Superior da Magistratura face às suspeitas de viciação do sorteio eletrónico dos processos por parte do ex-presidente do tribunal surgidas no âmbito da operação Lex.

As suspeitas que o Ministério Público tem passam pela forma como um recurso apresentado pelo juiz Rui Rangel foi distribuído a Orlando Nascimento, atual presidente da Relação que ainda não tinha chegado ao cargo quando tudo aconteceu.

O recurso deu razão a Rangel depois de do próprio ter pedido a quem estava no topo da Relação de Lisboa para o safar, como avançou a TVI.

O juiz Vaz das Neves, que era quem ocupava o lugar na altura, tornou-se por isso arguido na operação
Lex.

O Ministério Público está na posse de uma troca de mensagens clara entre Rui Rangel e Vaz das Neves que mostra os favores que um pedia ao outro

Perante este mar de suspeitas, a Associação Sindical dos Juízes quer que o Conselho Superior da Magistratura vá e depressa para a Pelação para saber o que aconteceu e se ainda acontece.

  • Número de recuperados da Covid-19 em Portugal quase duplica

    Coronavírus

    O último balanço da DGS dá conta de 311 mortes e 11.730 casos de Covid-19 em Portugal. São mais 16 óbitos e 452 infetados em relação a ontem. A taxa de aumento diário de casos é de 4%, a mais baixa desde o início da pandemia. O número de recuperados subiu de 75 para 140. Nas últimas 24 horas, Espanha registou mais 637 mortes associadas ao novo coronavírus, o valor mais baixo num só dia desde 24 de março. Siga aqui ao minuto as últimas informações sobre a pandemia.

    Direto

    SIC Notícias