O juiz Ivo Rosa arrasou a acusação apresentada pelo Ministério Público no caso da Operação Marquês. "Vaga", "incoerente", "omissa", "infundada", foram alguns dos adjetivos que o juiz de instrução utilizou para classificar a tese do Ministério Público.
Durante vários minutos, Ivo Rosa preparou o público para o que estava para vir: diz o juiz que o tempo da opinião pública e da comunicação social não é o da justiça. A onda de populismo que varreu a Operação Marquês não pode retirar garantias e direitos aos arguidos.
Ivo Rosa argumentou que não se limitou a pôr uma chancela na acusação, a aceitar a convicção de que alguém é corrupto só porque tem amigos e influencia. É preciso muito mais, defendeu o magistrado, para acusar o ex-primeiro-ministro e os outros 27 arguidos de corrupção. É disso exemplo os favorecimentos do Grupo Lena.
A falta de prova direta fez cair por terra as alegações sobre o negócio do TGV. Sem testemunhas, sem escutas, só a relação entre Sócrates e Santos Silva não explica as alegadas luvas para o negócio projetado para Poceirão Caia.
E sobre os concursos das casas na Venezuela, Ivo Rosa acusa a falta de substância e a ausência de testemunhas venezuelanas. Quanto ao favorecimento do Grupo Espírito Santo, Ivo Rosa nada encontro na acusação para levar Salgado e Sócrates a julgamento, um como corruptor ativo e outro passivo. A mesma inconsistência encontro o juiz de instrução na influência de Sócrates no negócio da entrada da brasileira Oi.
Saiba mais no direto sobre a Operação Marquês
- Operação Marquês. “Ivo Rosa prestou um péssimo serviço à Justiça do país”
- Operação Marquês. Advogados deixam duras críticas ao Ministério Público
- Operação Marquês: "Isto é obviamente um abalo para a política, mas hoje é um grande abalo para a justiça"
- "Vou a julgamento por crimes que nunca cometi", garante Sócrates
- Operação Marquês. Ministério Público vai recorrer da decisão instrutória
- Operação Marquês. Quem vai a julgamento e por que crimes
- Operação Marquês. Juiz Ivo Rosa considera nula migração das escutas do Face Oculta
- Operação Marquês. Ivo Rosa vai pedir ao Ministério Público para investigar sorteio do processo