O Governo está a preparar o Orçamento do Estado para 2022. A SIC sabe que o documento prevê um ligeiro desagravamento do IRS, um aumento extra das pensões mais baixas e uma ajuda aos casais com mais filhos. As propostas não foram apresentadas aos partidos e estarão a ser guardadas para a discussão na especialidade.
As pensões mais baixas têm tido aumentos extra. A SIC sabe que o Governo deverá aprovar um aumento extra de 10 euros para os reformados que recebem menos.
A medida não deverá constar da proposta que será entregue no Parlamento, ficando guardada para o debate na especialidade. Deve partir do PCP e ter luz verde do Executivo.
No IRS, a medida mais relevante é o desdobramento de escalões. Atualmente, os jovens que entram no mercado de trabalho têm um desconto de 30% no primeiro ano, 20 no segundo e 10% no terceiro. O Governo prepara-se para alargar o regime para cinco anos.
Confirma-se também um aumento da dedução especifica a partir do segundo filho e dos seguintes, assim como um reforço do abono de família para as pessoas com rendimentos mais baixos.
As empresas com investimentos devem contar com um aumento da dedução do IRC.