Orçamento do Estado

OE 2022: desagravamento do IRS, aumento extra das pensões mais baixas e ajuda aos casais com filhos

Notícia SIC

Propostas guardadas para a discussão na especialidade.

O Governo está a preparar o Orçamento do Estado para 2022. A SIC sabe que o documento prevê um ligeiro desagravamento do IRS, um aumento extra das pensões mais baixas e uma ajuda aos casais com mais filhos. As propostas não foram apresentadas aos partidos e estarão a ser guardadas para a discussão na especialidade.

As pensões mais baixas têm tido aumentos extra. A SIC sabe que o Governo deverá aprovar um aumento extra de 10 euros para os reformados que recebem menos.

A medida não deverá constar da proposta que será entregue no Parlamento, ficando guardada para o debate na especialidade. Deve partir do PCP e ter luz verde do Executivo.

No IRS, a medida mais relevante é o desdobramento de escalões. Atualmente, os jovens que entram no mercado de trabalho têm um desconto de 30% no primeiro ano, 20 no segundo e 10% no terceiro. O Governo prepara-se para alargar o regime para cinco anos.

Confirma-se também um aumento da dedução especifica a partir do segundo filho e dos seguintes, assim como um reforço do abono de família para as pessoas com rendimentos mais baixos.

As empresas com investimentos devem contar com um aumento da dedução do IRC.

ESPECIAL ORÇAMENTO DO ESTADO

VEJA TAMBÉM: