Orçamento do Estado

OE 2022: Costa diz que descida do ISP vai reduzir 20 cêntimos por litro nos combustíveis

28.04.2022 21:32

epa09914627 Portuguese Prime Minister, Antonio Costa, during a debate on the 2022 State Budget, at the Portuguese Parliament, in Lisbon, Portugal, 28 April 2022. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

O primeiro-ministro abriu o debate do Orçamento do Estado.

António Costa anunciou que a descida do ISP, aprovada pelo Parlamento, vai reduzir os impostos em 20 cêntimos por litro. A medida entra em vigor segunda-feira. No debate do Orçamento do Estado, todos os partidos voltaram a acusar o Governo de apresentar um orçamento de austeridade.

Entre todas as medidas já conhecidas, António Costa reservou uma para apresentar no primeiro dia de debate do Orçamento do Estado: a nova descida do ISP. A medida sai de um pacote de mais de 1.300 milhões de euros para apoiar empresas e famílias.

O primeiro-ministro recusa as acusações de austeridade e diz que tudo não passa de propaganda da direita. Mesmo assim, ouviu acusações semelhantes vindas da esquerda. António Costa responde com os apoios que melhoram rendimentos. O primeiro-ministro voltou a defender que aumentos salariais levarão a ainda mais inflação.

A maioria absoluta do PS garante orçamento aprovado. A votação na generalidade está marcada para esta sexta-feira, seguindo-se o debate na especialidade. Nesta altura, irá ficar-se a saber se António Costa estará disponível para o diálogo, tal como prometeu na campanha eleitoral.

Orçamento do Estado

Saiba mais:

Últimas Notícias