O primeiro-ministro reúne-se quarta-feira com os líderes do Chega e da Iniciativa Liberal sobre o Orçamento do Estado para 2026, seguindo-se na quinta-feira uma reunião com o secretário-geral do PS.
O tema das reuniões, que decorrerão na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, foi confirmado à Lusa por fontes partidárias.
A presidente da IL, Mariana Leitão, é recebida por Luís Montenegro às 17:00 e André Ventura, líder do Chega, uma hora depois, às 18:00, segundo a agenda divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro. Na quinta-feira, às 16:30 é a vez do secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, se reunir com o chefe do executivo em S. Bento.
Estas reuniões seguem-se a uma primeira ronda de encontros de todos os grupos parlamentares com o Governo, no início de setembro, sobre vários temas, entre os quais o Orçamento do Estado para 2026.
Princípio das conversações teve um "começo feliz"
Depois desses primeiros encontros, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, considerou que o princípio das conversações teve um "começo feliz".
No final de agosto, o primeiro-ministro e presidente do PSD tinha antecipado que a discussão do Orçamento do Estado para 2026 vai ser "relativamente simples", mas avisou a oposição que o Governo não negociará com base em ultimatos ou linhas vermelhas.
"Será muito difícil à oposição encontrar argumentos para duvidar da essência do Orçamento do Estado", disse, pedindo que não se dramatize à volta da aprovação deste documento, como se fosse uma "questão de vida ou morte".
A proposta orçamental será entregue na Assembleia da República no dia 10 de outubro.
Com Lusa