Orçamento do Estado

PS prestes a viabilizar OE2026? Carneiro diz que Governo cumpriu exigências

José Luís Carneiro garante que honrará a promessa que fez de contribuir para a estabilidade política do país. E promete uma posição final na próxima semana.

Loading...

O secretário-geral do PS deixa antever que vai viabilizar a proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2026. A confirmação será dada na próxima terça-feira, depois de reunidos os órgãos do partido, mas José Luís Carneiro já abriu as portas a esse cenário. 

O líder socialista afirma que o documento cumpre as exigências feitas pelo PS. 

"O Governo correspondeu às exigências que coloquei ao primeiro-ministro na reunião que tive com ele, há muito pouco tempo atrás, na residência oficial do primeiro-ministro, disse José Luís Carneiro, esta tarde, em declarações aos jornalistas. 

Em causa estão, segundo José Luís Carneiro, os temas relacionados com questões laborais, o Serviço Nacional de Saúde, a Segurança Social pública e o tratamento fora do Orçamento das questões de natureza fiscal. 

"Naturalmente que nós teríamos um orçamento diferente daquele que tem o Governo porque teríamos outras opções de política económica, teríamos outras opções de política fiscal e teríamos outras opções também de política social, mas evidente que não fomos nós que ganhámos as eleições", admitiu o líder socialista.

“Honrarei a palavra que dei aos portugueses de contribuir para a estabilidade política no país”, assegurou o líder socialista. Não deixarei de ser uma oposição construtiva, firme, responsável. 

"Tenho a intenção de, na próxima semana, terça-feira, ouvir a direção da bancada parlamentar do Partido Socialista, ouvir o Grupo Parlamentar do Partido Socialista e ainda a Comissão Política Nacional. Depois de ouvir esses órgãos do Partido Socialista, anunciaremos publicamente a nossa posição", acrescentou.

A proposta do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) foi entregue, esta quinta-feira, no Parlamento pelo Governo. O documento vai ser discutido e votado na generalidade entre 27 e 28 de outubro. A votação final global deverá acontecer a 27 de novembro.

[Notícia atualizada às 18h34]