Praxes académicas

Praxes portuguesas no The New York Times

Sob o título "Morte de estudantes lança debate sobre praxes nas universidades portuguesas Portugal", o The New York Times faz um retrato do meio académico em Portugal.

(Lusa)
Pedro Nunes

Partindo da morte de sete estudantes na praia do Meco em dezembro e através de testemunhos de professores, reitores, estudantes e líderes de praxes académicas de universidades distintas, o artigo revela o debate que está lançado na sociedade portuguesa.

O NY Times faz uma breve resenha histórica do ensino superior em Portugal desde o Estado Novo, apontando "tempos turbulentos" e um maior foco no negócio com a abertura a instituições privadas. "Onde o desempenho académico muitas vezes falhou ao não se conseguiu distinguir, as praxes assumiram um novo e importante lugar nas universidades privadas mais recentes", conclui.

O jornal faz também a distinção entre o que acontece em Portugal e nos Estados Unidos. "Ao contrário de universidades norte-americanas, e outras na Europa, as prazes não se limitam a fraternidades ou irmandades, mas são um rito geral de iniciação para os alunos do primeiro ano".