A Altice Portugal emitiu na noite desta segunda-feira um comunicado a rejeitar qualquer responsabilidade na falha ocorrida no sistema de videoarbitragem (VAR) do FC Porto e a desmentir a versão dos portistas, que negaram a existência de qualquer falha de energia no Estádio do Dragão.
A empresa esclarece que não foi “detetada qualquer avaria no sistema de suporte ao VAR e nem se procedeu a qualquer substituição do mesmo”.
No jogo deste domingo entre FC Porto e Arouca, da quarta jornada da Primeira Liga, o árbitro Miguel Nogueira recorreu ao VAR, para apreciar um lance de possível grande penalidade sobre o iraniano Mehdi Taremi, que assinalou, tendo revertido a decisão, após conversa telefónica, sem que tivesse revisto as imagens do lance.
Esclarecimento da Altice Portugal
A Altice Portugal rejeita qualquer responsabilidade na falha ocorrida no sistema de videoarbitragem (VAR) utilizado durante o encontro que se realizou no passado domingo, no Estádio do Dragão, entre o Futebol Clube do Porto e o Futebol Clube de Arouca, para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic.
Nesse sentido, esclarece-se:
Não foi detetada qualquer avaria no sistema de suporte ao VAR, nem se procedeu a qualquer substituição do mesmo.
Assim que as equipas técnicas verificaram que a fonte de alimentação da UPS (Uninterrupted Power Supply) tinha esgotado a bateria, decorrente da falha de energia da tomada de alimentação disponibilizada pelo FC Porto, imediatamente ligaram uma segunda UPS, totalmente carregada, que possibilitou a restauração total dos sistemas e do respetivo serviço VAR.
Aquando da referida falha do sistema de videoarbitragem, e antes da utilização da segunda UPS, foi comprovado no local, pelas equipas técnicas da Altice e do Futebol Clube do Porto, a existência de uma falha de energia na tomada elétrica do Estádio do Dragão.
De sublinhar que foi a redundância da sua infraestrutura, pela existência de uma segunda UPS, que permitiu retomar o sistema de videoarbitragem.