Foi adiada a primeira tentativa para o primeiro voo de ensaio do foguetão Starship desenvolvido pela SpaceX, o maior e mais e mais potente foguetão do mundo destinado a viagens até à Lua e Marte.
A descolagem estava prevista para hoje às 14h15, hora de Lisboa, a partir da base espacial Starbase, em Boca Chica, no extremo sul do Texas. Mas um problema técnico encontrado a poucos minutos do lançamento cancelou a missão.
As equipas da SpaceX continuaram no entanto a fazer a contagem regressiva e simular as operações de descolagem como um ensaio geral.
A próxima tentativa poderá acontecer dentro de dois dias.
“Prevemos um mínimo de 48 horas antes de podermos tentar este voo de teste novamente”, disse um funcionário da SpaceX.
“Uma válvula parece estar congelada”, escreveu no Twitter o dono da SpaceX, Elon Musk, .
Do alto dos seus 120 metros, o gigante preto e prata Starship pertence à categoria dos foguetões super pesados, capazes de transportar mais de 100 toneladas de carga até órbita.
A potência de descolagem será mais que o dobro do lendário Saturn V, o foguetão do programa lunar Apollo (111 metros).
Funciona com oxigénio líquido e metano, colocado no primeiro módulo superpotente chamado Super Heavy.
Já fez vários testes com protótipos, mas ainda não voou com esta configuração final.
Apenas o segundo módulo do veículo, a nave Starship que por extensão dá nome a todo o foguetão, realizou testes suborbitais (a uma altitude de cerca de 10 km).
Plano (desejável) de voo
Cerca de três minutos após a descolagem , o módulo Super Heavy deve soltar-se e cair nas águas do Golfo do México. A Starship deve então continuar a ascensão por conta própria e completar quase uma volta à Terra para então cair no oceano Pacífico.
Este é o melhor cenário.
O pior é, naturalmente, a explosão no ar de todo o foguetão.
Basta um dos 33 motores Raptor do Super Heavy explodir que causa um "efeito dominó" para todos os outros.
O objetivo principal desta missão é o de recolher o máximo de dados possível para os protótipos que se seguirão.
O foguetão escolhido para levar humanos a Marte e à Lua
O Starship é a escolha da SpaceX para um dia ir a Marte. É constituído, além do módulo para a tripulação, por um primeiro andar denominado Super Heavy. O conjunto terá um total 120 metros de altura e terá capacidade para transportar 100 toneladas a bordo.
A NASA também escolheu este foguetão para levar astronautas até meio caminho da Lua no âmbito do programa Artemis.
Isto é, os astronautas serão lançados da Terra num outro foguetão, o SLS desenvolvido pela NASA (98 metros de altura, com uma potência de descolagem quase duas vezes inferior à prevista para Starship), que irá atracar numa estação orbital lunar chamada Gateway. É aqui que a Starship receberá os astronautas para a última etapa da jornada até à superfície da Lua.
Foguetão totalmente reutilizável
No futuro, o foguetão deverá ser totalmente reutilizável. O Super Heavy terá que voltar para a torre de lançamento, equipada com “braços” que irão apanhar Starship, que regressará à Terra usando retropropulsores.
Foi esta manobra que foi tentada várias vezes em 2020 e 2021. Vários protótipos desceram muito rapidamente e atingiram o solo em explosões impressionantes - até que um deles conseguiu finalmente pousar.
A ideia de um lançador reutilizável é a grande estratégia de Elon Musk de cortar os custos. Cada voo da Starship pode custar apenas "alguns milhões" de dólares, segundo o empresário bilionário.
Para Elon Musk, a Starship é acima de tudo a nave que vai permitir à humanidade tornar-se multiplanetária:
"Temos um caminho árduo de dois ou três anos pela frente (...) mas no final teremos algo que nos vai permitir montar uma base na Lua e em Marte".