Uma mulher de 30 anos e o filho de 5 foram resgatados com vida, na Turquia. Foram salvos pela equipa de socorro de El Salvador que está no terreno a ajudar com as buscas. Mãe e filho foram encontrados debaixo dos escombros, 150 horas depois do sismo da passada segunda-feira. Estão bem e a receber tratamento hospitalar.
Uma semana após o terramoto de 7,8 na escala de Richter que atingiu a Turquia e a Síria torna-se cada vez mais improvável que sejam resgatadas com vítimas dos escombros dos milhares de edifícios que ruíram. Pelo menos 33.179 pessoas morreram, indicam dados oficiais divulgados este domingo.
O sismo matou 29.605 pessoas no sul da Turquia, informou a Afad, a organização de socorro do país, enquanto as autoridades contabilizaram outros 3.574 mortos na Síria. Os números atualizados este domingo referem também que 92.600 pessoas ficaram feridas neste desastre natural.
Os socorristas portugueses resgataram uma criança de 10 anos, na localidade de Antáquia, na Turquia. Seis dias depois do sismo, Baran foi resgatado com vida. A Força Operacional Conjunta portuguesa está na localidade de Antáquia, região de Hatay, na Turquia, uma das cidades mais afetadas pelo sismo.
A criança vivia num edifico de três andares juntamente com a mãe e o irmão. O pai acompanhou todo o processo de resgate.