Tragédia em Pedrógão Grande

"Gestão desastrosa" dos incêndios, critica El Mundo

Um artigo de hoje do jornal espanhol El Mundo fala em "caos" no maior incêndio da história de Portugal, com 64 mortos, um avião fantasma e 27 aldeias evacuadas.

"Gestão desastrosa" dos incêndios, critica El Mundo
Rafael Marchante / Reuters

O jornal diz que a "desastrosa gestão da tragédia pode pôr fim à carreira política do primeiro-ministro, António Costa".

O El Mundo dá conta de uma "evidente falta de coordenação entre as autoridades, quer no terreno, quer com os meios de comunicação social" e que provocaram uma chuva de críticas à gestão da tragédia e em particular à ministra da administração interna Constança Urbano de Sousa.

Lembra o El Mundo que esta situação acontece a quatro meses das eleições legislativas em Portugal.

Ainda no que respeita à ministra, o jornal considera "inexplicável" como a governante recusou a ajuda de um batalhão de bombeiro galegos justificando com "um excesso de voluntariado no terreno".

O artigo termina com a referência à "grande confusão" que se instalou com a divulgação da notícia de que um avião de combate aos incêndios tinha caído.

"A surpresa foi total quando, quase duas horas depois do anúncio inicial, as autoridades portuguesas desmentiram a notícia, assegurando que o avião despenhado que estavam à procura nunca tinha existido e que não havia nenhum acidente a lamentar", termina o jornalista Sebastião Pereira.