Faltam poucos dias para o regresso do Tribeca Festival a Lisboa. Vai voltar a ocupar o espaço onde se estreou há um ano, mas há várias novidades na segunda edição.
Foi nas ruas de Nova Iorque que nasceu a ideia de começar a curar as feridas da cidade, depois do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, com um festival que celebrasse a cultura da cidade através do cinema.
O sucesso do Tribeca Festival acabaria por espalhar-se por toda a cidade ao longo dos anos até atravessar o Atlântico e chegar a Lisboa, onde vai regressar esta semana com muitas novidades.
‘Nuremberg’, com Russell Crowe e Rami Malek, é uma das estreias marcadas para o Tribeca Festival Lisboa, que também recebe ‘Bugonia’, o novo filme de Yorgos Lanthimos com Emma Stone.
São estreias que acontecem sem a presença dos protagonistas dessas produções, ao contrário de outras apresentações como a do documentário ‘Ritas’ sobre a vida de Rita Lee, que terá uma sessão de perguntas e respostas no final com os realizadores Oswaldo Santana e Karen Harley.
Giancarlo Esposito também estará presente
É um dos vários filmes que serão exibidos pela primeira vez em Portugal, no Tribeca Festival Lisboa que, para além dessas sessões de cinema, também vai receber alguns dos protagonistas internacionais da indústria cinematográfica e de televisão das últimas décadas, como Meg Ryan, Giancarlo Esposito, Kim Katral, Edie Falco, Ed Westwick e muito mais, em conversas com cineastas, músicos, jornalistas e atores nacionais como Joaquim de Almeida e Daniela Ruah.
É um programa extenso, que se prolonga durante três dias, acessível no site tribecalisboa.sic.pt/.
Quem vier, também vai poder acompanhar vários podcasts e conhecer as novas salas de cinema do festival no Teatro Ibérico e a 'The Chapel' na antiga capela do Beato, a partir desta quarta-feira até sábado, dia 1 de novembro.
