Vacinar Portugal

Segunda fase de vacinação contra a covid-19 vai decorrer com dois critérios em paralelo

Lista de prioridades do plano de vacinação vai ser alterada.

A segunda fase de vacinação vai decorrer com dois critérios em paralelo: por idade, dos mais velhos para os mais novos, começando nos 79 até aos 70 e daí em diante, sem olhar a doenças existentes; e em simultâneo vão continuar a ser vacinados determinados doentes.

Está a ser ponderada a exclusão dos doentes com hipertensão arterial e também os diabéticos tipo II por se considerar que são patologias maioritariamente associadas ao envelhecimento. Portanto é considerado que não faz sentido manter a prioridade quando são os mais velhos que estão a ser vacinados. Mas há outros doentes a entrar na lista das prioridades: os transplantados ou com patologias neuromusculares.

Nestes casos deverá cair o critério da idade quando associado à doença, ou seja, se uma determinada patologia for considerada de risco todos os doentes serão vacinados e não apenas os que tenham entre os 50 e os 64 anos como estava até agora previsto.

As alterações já foram propostas pela comissão técnica de vacinação mas a task force ainda terá de ser ouvida. Só depois será alterada a norma que define as prioridades da vacinação.

  • A árdua experiência com a sustentabilidade 

    Mundo

    E se alguém lhe dissesse que passaria a viver num quarto, com eletricidade apenas para pequenos utensílios domésticos, sem aquecimento central, ar condicionado ou água quente. Teria apenas três conjuntos de roupa, sem máquina de lavar ou secar, faria dieta local sem produtos de origem animal e não andaria de automóvel nem de avião?

    Opinião

    João Abegão