Vacinar Portugal

"Se não tivéssemos vacina, já tínhamos ultrapassado a linha vermelha das 245 camas de cuidados intensivos"

Filipe Froes, pneumologista e coordenador do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos, e Mónica Fonseca, médica de Saúde Familiar da Unidade de Saúde Familiar Sofia Abecassis e dirigente da secção regional do Sul da Ordem dos Médicos, analisam o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal.

VACINAÇÃO ACELERA EM PORTUGAL. PREVISÃO APONTA PARA 850 MIL PESSOAS VACINADAS POR SEMANA

A vacinação contra a covid-19 vai acelerar nas próximas duas semanas em Portugal, com um aumento da capacidade dos centros.

A task force responsável pelo processo quer vacinar 850 mil pessoas em cada semana.

A task force explica que foram recebidas vacinas que permitem aumentar o processo até ao máximo da capacidade de cada centro, um esforço considerado essencial perante a propagação da variante Delta. O vice-almirante Gouveia e Melo diz que o objetivo será vacinar cerca de 120 mil pessoas por dia.

As próximas duas semanas, explicou, são decisivas pelo que é expectável que o ritmo de vacinação suba para mais de 120 mil vacinas por dia de forma consistente o que fará com que a vacinação atinja por semana mais de 800 mil vacinas.

"Haverá dias em que podemos chegar ou ultrapassar a capacidade dos 140 mil por dia, vamos alargar horários e reforçar as nossas equipas", acrescenta.